Alergia ou intolerância alimentar, eis a questão

Com causas e alguns sintomas diferentes, a alergia e a intolerância alimentar costumam ser confundidas. É comum ouvir pessoas afirmando que tem alergia à lactose. Entretanto, o que ocorre é uma intolerância, que é a incapacidade do aparelho digestivo digerir um determinado alimento ou partes específicas dele, como proteínas ou carboidratos. Como consequência, podem ocorrer sintomas gastrointestinais, tais como: azia, sensação de estômago cheio, diarreia, e constipação.

Já a alergia alimentar, é uma reação imunológica específica a um tipo de alimento. Ele até é digerido normalmente, no entanto, causa reações inflamatórias não só no tubo digestivo, como em outras partes do organismo. Os sintomas podem ser semelhantes aos verificados nos casos de intolerância, porém, outros são específicos da reação alérgica, como placas de urticária, descamações no corpo, perda de peso, inchaço (angioedema) na boca e nos olhos, entre outros.

Ao verificar que tem algum tipo de distúrbio alimentar, a pessoa deve procurar um alergista ou um gastroenterologista. Esses dois profissionais são capazes de diagnosticar se é um caso de alergia (que deve ser acompanhado por um alergista e por um nutricionista) ou se aquele paciente tem intolerância (cujo acompanhamento deve ser feito pelo gastroenterologista).

Como existem vários mecanismos imunológicos, os testes feitos para verificar o tipo de alergia dependem do tipo de manifestação clínica apresentada pelo paciente.

Texto de caráter informativo. Consulte um especialista.
Fonte: Alergistas da Clínica Pró-Imuno, do Rio de Janeiro.
Imagem: http://phil.cdc.gov/